Rechercher dans ce blog

Epreuve de portugais concours de la gendarmerie



L'épreuve est d'une durée de 30 minutes pour évaluer  votre capacité à parler une langue étrangère. L'épreuve se présente sous la forme de Questions à choix multiples (QCM).

Test rapide de portugais (brésil)


A - Vou comunicar a equipe ___________ um memorando.
  1. por meio de
  2. através de
B - É muito especial a relação entre ___ e você.
  1. mim
  2. eu
C - Amanhã _________________ 10 anos de casamento.
  1. vou estar completando
  2. vou completar
D - Ganhei ____ um ingresso para o cinema naquela promoção.
  1. mas
  2. mais
E - Já _____ 15 dias que estou de férias.
  1. fazem
  2. faz
F - Tenho uma reunião ao meio dia e ____ em ponto.
  1. meia
  2. meio
G - Vou até a padaria para comprar _________ gramas de queijo prato.
  1. duzentos
  2. duzentas
H - Quem não é fumante tem ______ chances de ter câncer.
  1. menas
  2. menos

Correction

A - Vou comunicar a equipe por meio de um memorando.
A expressão "através de" vem de atravessar, como"joguei a bola através da janela", também não é errado usá-la na frase acima, mas "por meio de" se aplica melhor quando não há na frase o sentido de atravessar algo.
B - É muito especial a relação entre mim e você.
A resposta correta só seria "eu" se a palavra seguinte fosse um verbo como "comprei um livro para eu ler".
C - Amanhã vou completar 10 anos de casamento.
A opção 1 é o que chamamos de gerúndio, uma das formas nominais do verbo, formada pelo sufixo -ndo (cantando, vendendo, partindo).
D - Ganhei mais um ingresso para o cinema naquela promoção.
Porque se refere à um outro ingresso (soma, adição) e "mas" significa porém, entretanto.
E - Já faz 15 dias que estou de férias.
Porque quando nos referimos à medição de tempo (15 dias) não há plural, não "fazem muito tempo" e sim "faz muito tempo".
F - Tenho uma reunião ao meio dia e meia em ponto.
Estamos nos referindo ao horário de meio dia mais meia hora e não meio dia mais meiodia, o que seria um dia inteiro.
G - Vou até a padaria para comprar duzentos gramas de queijo prato.
Neste caso a palavra grama se refere à uma unidade de medida de peso que é um substantivo masculino e não a grama de jardins ou campos, que é um substantivo feminino.
H - Quem não é fumante tem menos chances de ter câncer.
Este é um pronome indefinido que expressa número ou quantidade menor de alguma coisa e a palavra "menas" não existe.
Há ainda uma palavra interessante que não está no teste, mas eu já vi em alguns blogs e sites ela sendo usada de forma incorreta, é a palavra "desapercebido" que é sinônimo de "desprevenido" e tem sentido diferente da palavra "despercebido" que significa algo que não foi percebido, notado.

Vous pouvez perfectionner votre niveau de portugais sur le site du "instituto Camões" qui est un site de diffusion et de promotion de la langue portugaise. On y trouve de nombreux tests et jeux pour apprendre le portugais de manière ludique.

Ci-dessous quelques animations sur la dernière reforme de la langue portugaise.


Sujets corrigés des concours à télécharger en pdf!